• 893
  • 0

A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Dentre eles, está adiminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.

Para manter a saúde física e mental em dia, médicos aconselham a prática de atividade física regularmente. O cuidado deve ser redobrado assim que a mulher descobre que está grávida, mas ela não deve deixar de se exercitar durante os nove meses de gestação. Pelo contrário: ficar parada está fora de cogitação para uma gravidez mais saudável e tranquila.

As gestantes devem realizar atividades físicas que façam bem ao coração, ajudem a manter a flexibilidade do corpo e a controlar o aumento de peso, e que fortaleçam a musculatura. Os exercícios não devem exigir esforços exagerados, que representem um risco tanto para a mulher como para o bebê.

Caminhar, por exemplo, é uma das melhores formas de se exercitar nessa fase, porque não gera impacto ou desgaste das articulações e é uma atividade segura. Além disso, não exige um lugar ou preparação especial (somente um bom par de tênis), e é ideal para o bom funcionamento cardiovascular.

Para quem busca total segurança, a natação é uma boa alternativa. Os movimentos na água fortalecem os músculos das pernas e dos braços e permitem que a grávida experimente a sensação de leveza que o meio proporciona. A dança e os movimentos rítmicos também são uma ótima maneira de manter a forma na gravidez, mas é recomendável evitar saltos e piruetas.

Para complementar essas atividades, a ioga e os alongamentos diários são as melhores opções porque trabalham a elasticidade. O alongamento combinado com exercícios de respiração que aumentem a capacidade torácica, reduzida pelo espaço ocupado pelo bebê, facilitam a circulação, a mobilidade das articulações e a preservação do equilíbrio.

 

Atividades físicas mais indicadas na gravidez:

As atividades físicas deve ser realizadas com 30/45 minutos de duração, principalmente 90 minutos pós-prandial mais indicadas na gravidez são as de baixo impacto, como por exemplo:

  • Caminhada;
  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Aulas de alongamento e
  • Pilates em solo direcionado para grávidas.

 

“Gravidez com atividade física adequada o resultado é saúde plena.”

 

PESO:

O IMC é calculado dividindo o peso pré-gestação pela altura ao quadrado.

  • Gestantes com IMC menor que 18,5 podem engordar de 12,5 a 18 kg;
  • Gestantes com IMC entre 18,6 e 24,9 podem ganhar de 11,5 a 16 kg;
  • Gestantes com IMC entre 25 e 29,9 não devem engordar mais de 7 a 11 kg;
  • Gestantes com IMC maior do que 30: ganho máximo de 5 a 9 kg.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *